Mais lenha na ignorância do povo

Termo-chave: progressão continuada. Lembra disso?

Adotada de imediato pelo governo tucano no final da década de 90 (com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996!), consiste, grosso modo, no seguinte: os alunos só podem ser reprovados no final de cada ciclo – nas 5a. e 9a. séries, e não mais ano a ano.

Pra quê?? Pra dar uma chance à criança, fazendo que ela se prenda à escola e não caia na evasão escolar, coisa muito comum no sistema de avaliação/repetência anual. Alguns motivos da evasão escolar (nhenhenhé meu):

1. Desleixo parental com a criação dos pequenos, incluindo desinteresse por assuntos da educação.

2. Derrota dos professores, cujo despreparo sequer dá conta de driblar o ambiente desfavorável de onde vêm os alunos.

3. Preguiça geral, que acabou por implantar um sistema de ludicidade e atividades paralelas demais, cujo objetivo final é fugir da tarefa básica da escola: professor ensinar e aluno aprender.

4. Sanha, em muitos lugares desse Brasilzão, de que o filho se livre logo da escola e possa trazer dinheiro à família. Escolha você: desde a roça até pedir dinheiro no sinal, passando por obrigações domésticas pesadas, inclusive cuidar dos mais novos.

Em suma: em meio a esse ambiente pernicioso e até agressivo, é melhor a criança na escola, seja de que jeito for, do que sujeita às agruras do mundo lá fora, incluindo aí seu próprio lar. Foi para isso que se criou a progressão continuada.

E, sejamos honestos: grande parte da população não vai virar cientista de jeito nenhum. Pra que, então, boicotar um ser humano que só precisa de um mísero diploma de ensino médio para exercer qualquer atividade básica?

Pois bem.  A PG virou mais um motivo de berraria do PT contra os tucanos em eleições. Transformando, como sempre, tudo numa papa lusco-fusco, confundiu a população e ganhou as simpatias distraídas de sempre, inclusive de pais e mães (voltando ao item 1…). 

Agora que a Secretaria de Educação achou por bem acrescentar mais um ponto de reprovação (a 7. série), começa de novo a berraria perfunctória, só que ao contrário.

Hoje, Gilberto Dimenstein deu a partida (com um discurso bem ignorante, por sinal). Aguardemos o resto, e aguardemos, principalmente, as campanhas eleitorais.

11 comentários em “Mais lenha na ignorância do povo”

  1. O Sr. Gilberto sabe que Alckmin não vai jogar, nem jogou, nem jogaria crianças na rua. Mas, Sr. Gilberto, quando é que vai começar a parar de viajar na maionese? Como o governador, com certeza, não vai responder, nem o PSDB vai responder e o Ditão de Pinda deve estar curtindo a aposentadoria, lá vai, educadamente.

    “Sr. Gilberto, o Sr. deveria escrever outra matéria explorando melhor suas ideias sobre a repetência e a progressão continuada, mostrando sua concordância com alguma coisa. Isso porque discordância, o próprio título de sua matéria já demonstra que a tem e em que grau. Se já tiver algo escrito, basta republicar. Se não tiver outro título, se é que ficou fácil de entender a matéria através de uma leve passada d’olhos no mesmo, pode criar outro. Talvez algum onde esteja presente a não intenção, talvez, salvo engano, de tentar fazer o leitor ou eleitor, quem sabe, intuir que o Governador do Estado de São Paulo poderia estar gerando batalhões de crianças a perambular pelas ruas. Ainda bem, que se assim o fosse, o Sr. já indicou, em outras ocasiões, haver várias organizações sociais, representativas da sociedade civil organizada, que podem cuidar delas sem culpar ninguém. Contudo, caso seja mais esclarecedor, poderia nomear quais são tais organizações. Isso porque, com toda certeza, elas não teriam os batalhões de crianças, repetentes da 7ª série, inclusos em suas preocupações”.

  2. Ora, temos um lídimo representante da “regressão continuada” recebendo títulos de Doutor Honoris Causa mundo afora. Querem o quê? É nóis na fita, mano!
    Sarney não está na Academia Brasileira de Letras? Não estão matando professores? Alguém precisa de Educação neste país? Do Supremo ao gari, tá tudo nivelado…

  3. Progressão continuada vai mantendo o povo na escola e na ignorância.
    Melhor para aqueles políticos que precisam de um povo idiota para se perpetuarem no poder.
    Sucatearam o ensino público no Brasil, e o povão burro vira massa de manobra sem perceber.
    Mas hoje tem jogo da celessão coincidentemente no estado do Pará, onde a políticanhalha está querendo desmembrar em três.
    E o povão nem aí, vai lotar o estádio e torcer como se fosse uma final de Copa do Mundo.

  4. Dawran, o GD sempre defendeu a PC. Mas… daquele jeito, né? Podera ter sido mais didático, e mais enfático. E, agora, procurar entender por que o governo decidiu criar mais um ano de avaliação.

    Schu e Iolita, o Lula irá ao Museu de História Natural de Londres amanhã. Vamos formar uma corrente de oração para que ele fique por lá?

  5. Fernando, a PC é o que dá pra fazer por agora. Rezando pra essa geração se encaminhar de algum modo e dar um futur melhor pros filhos que virão. No esquema em que estava – repetiu, repetiu, repetiu, vai pra rua vadiar – é que não dava.

  6. Progressão Continuada foi adotada no PR e o resultado foi catastrófico, os pais simplesmente não mandam os filhos irem mais à escola, porque lá, causam mais problemas do que em casa.

    Só uma coisa melhora o ensino no Brasil: a extinção de leis idiotas, que por consequência vão devolver a disciplina e a obrigação de estudar às crianças. Hoje em dia, professor que ralha com aluno está sujeito a danos morais e levar dedo na cara de pais imbecis, enquanto esse estado de coisas acontecer, o resultado será o caos que estamos vendo, crianças que chegam à 8a. série sem saber NADA!!!

  7. Museu de História Natural…Londres…Hum!

    É bem possível que Lulla faça uma visita – caso estejam expostos – a parentes próximos como o Homem de Neanderthal, Cro-Magnon ou ainda à sua tataravó – a fossilizada Lucy! Assim como os salmões, Lulla vai às origens.
    Estamos torcendo para que o “ogro” seja ‘envidraçado’ e de lá não saia, Lets.

  8. Sei que parece teoria conspiratória e tal (eu realmente detesto isso!), mas não consigo ler uma só coluna do Dimenstein e não pensar que ele está cumprindo uma tarefa…

Deixe um comentário