Itaquerão e entorno

Vamos ao que interessa?

Esta semana, governo do estado e Prefeitura estiveram com o pessoal da Fifa no Itaquerão. No estádio, tudo muito bom: 50% das obras já feitas, tudo dentro do previsto, e tals.

Esse foi uma espécie de sinal verde para acelerar as obras do entorno. São operações urbanas  denominadas “Plano de desenvolvimento da Zona Leste”. Abrangem uma área de 10 mil hectares, que chega até o município de Mauá.

Todo esse incremento visa criar empregos descentralizados. “O desafio é direcionar o crescimento de São Paulo nas duas próximas décadas, aproximando trabalho e moradia e diminuindo a necessidade de grandes deslocamentos pela cidade”, afirma a Prefeitura.  Atualmente, Itaquera é uma região-dormitório, e despeja diariamente 1 milhão de pessoas no sistema de transportes da cidade,  em direção ao Centro ou ao ABC, para trabalhar em atividades de baixa complexidade. Isso não é justo nem para essas pessoas, nem para a cidade.

Enquanto candidatos desinformados ficam prometendo mundos e fundos como se a gestão atual simplesmente não existisse, a Prefeitura vem trabalhando, e não é de hoje: estão prontos 10 km da avenida Jacu-Pêssego, que leva ao Grande ABC, à zona leste, e facilita o acesso ao aeroporto de Cumbica e ao porto de Santos, além do Rodoanel Sul, pela Ayrton Senna. Isso propicia a instalação de indústrias no que se chama a zona industrial, as quais estarão na boca da exportação e contarão  com incentivos fiscais (espero que não haja reclamações).

Também está prevista uma verticaização de residências. Isso propiciará áreas mais verdes (lógica que defendemos aqui). Atualmente Itaquera segue o padrão de ocupação irregular na origem, com muitas casinhas completamente cimentadas, de que é exemplo a avenida Catitu. Com a nova realidade, haverá áreas mais verdes, permeáveis à chuva. Também é prevista a proteção a córregos, e a criação de um parque linear integrado ao Parque do Carmo.

Em São Miguel e São Mateus, que são áreas mais adensadas, pretende-se organizar o sistema de transportes, com o alargamento de ruas para acomodar o transporte e melhorar o fluxos viários, e construção de novas vias e terminais de ônibus. Também se prevê a adequação do sistema viário do entorno, com prioridade à acessibilidade a transportes de massa: metrô e CPTM.

O programa prevê a implantação de equipamentos públicos, que ainda dependem de parcerias com instituições privadas: fórum; terminal rodoviário; terminal de ônibus integrado (conclusão da obra em abril de 2013);  Fatec (primeira fase de obras fechada em outubro próximo,  conclusão em 2012); Etec; Senai (em fase de estudo preliminar); incubadora e laboratórios do futuro parque tecnológico da zona leste (em fase de estudos; o local já definido); centro de convenções (estágio preliminar); batalhão da polícia militar (depende de negociações para cessão do terreno à PM); sede da instituição Dom Bosco; e parque linear Rio Verde.

  • Acima, fotinho do polo institucional previsto. Maquetes são sempre lindas, e é claro que pode haver modificações. Mas eu confio mais na gestão atual do que em aventureiros com autismo estudado. E você?
  • Fonte: Portal 2014, PMSP.
Anúncios

13 opiniões sobre “Itaquerão e entorno”

  1. Pra mim o Kassab vem fazendo uma gestao histórica em SP, no bom sentido, claro. Fosse ele do PT ou PSDB e já seria “o melhor prefeito dos últimos 50 anos”. Mas nao sendo, vem sendo massacrado pela “mídia”, entao virou um péssimo prefeito. Sao Paulo assim vai se dar mal, muito mal, mas ainda espero pela vitòria Serra, abs.

  2. Sempre há muito o que fazer na nossa SAMPA, só espero que o povo tenha juízo e não vote em quem não soube cuidar de um ninistério, de outro que só sabe humilhar pequenos comerciantes(jamais os grandes!), e outro que escreve livros sem conteúdo.

  3. Mdv, concordo com você. E, graças aos discursos bate-estaca que atribuem a ele uma gestão péssima e todo mundo passa a acreditar, está bem escondido. Uma pena que pessoas não consigam pensar sozinhas.

    Iolita, o que tem de candidato CHUPANDO o incêndio da Favela do Moinho para si hoje de manhã não está escrito (quer dizer, está). Até Soninha, que uma vez teve um lampejo de como a cidade é ruim de administrar, entrou nessa chalitice. Eu até chego a pensar que um desses poderia levar a eleição, pra gente cobrar depois toda essa eficiência falastromística.

  4. Eu penso que o Kassab faz uma boa gestão e para chegar a esta conclusão, eu simplesmente acompanho o noticiário e talvez aí esteja o problema: 99% dos brasileiros não acompanha noticiário, salvo se ele cuidar da novela, da vidas das celebridades ou dos resultados do futebol.

    E o Serra deveria defendê-la (a gestão Kassab) com unhas e dentes, mas pelo que estou notando, não está fazendo isso e por isso patina, embora eu simplesmente duvide que ele não vá para o segundo turno e, se for, pode preparar o terno da posse.

    Mas a obra do Itaquerão pode parar esta semana porque o BNDES parece que não liberou a parcela final de 350 milhões e a Andrade Gutierrez não tem mais recursos para tocá-la. Tava nos jornais de ontem.

    Por outro lado, eu apoio completamente que uma obra desse porte seja usada para direcionar o crescimento inteligente da cidade. Itaquera tem muita favela, o fato é este. Será necessário criar corredores de trãnsito, desfavelizações em massa nas beiradas de rio com criação de parques e praças e liberar shoppings e empreendimentos de porte além do próprio estádio.

    Só fico p… porque noto que a desculpa é a Copa do Mundo… essas coisas podiam ser tocadas bem antes até a custo menor… e aqui em Curitiba, mesma coisa, estão retirando a maior favela da cidade, Vila Audi, para criar um parque, mas podiam ter feito isso bem antes…

  5. O que enche o pacová a cada eleição, é que parece que a Cidade nunca existiu!!! Não tem nada aqui, só um planalto, um altiplano vazio, arrasado, violento, pobre, sujo…uma terra arrasada.
    Oras, Anchieta e Nóbrega não devem ter tempo de dormir sossegados. Nem João Ramalho, que deveria se levantar e descarregar seu arcabuz no cocuruto dessa lástima que “querem” governar por aqui.
    Um quer colocar “ônibus articulados em corredores exclusivos com semáforos inteligentes”, outro quer “ser o fiscal que chega sem ninguém saber para saber como as coisas estão indo”, outro…bem deixa para lá.
    Essa “jegueiada” deveria ir procurar outras coisas para fazer e falar, uma vez que pensar, está ficando claro, nem que a vaca tussa!!! Que coisa!!!
    Seria o caso impossível de fazê-los, todos, perderem as eleições. Impressionante.

  6. Esse estádio poderia ser feito com custo menor?
    Não seria melhor reformar outro?
    É verdade que depois da copa sua capacidade será diminuida?
    Quem financia a maior parte da construção?
    O Corinthians deverá ser o responsável pela manutenção do próprio?

  7. No fim de semana estive em Curitiba e lá as coisas parecem mesmo estar fora do circuito dos chatissimos DEM, PT e PSDB, e o filho do Ratinho vai levar de 10 corpos de vantagem.
    Sensacional.

  8. Parece que são coisas que os candidatos não podem dizer, orientados por maquetólogos e estes por realização e avaliação de “qualis”.
    Tais como, ao invés de dizer que não há orçamento suficiente para fazer tudo, acabam dizendo só que vão fazer, sem explicar como. Simples. O povo gosta de quem faz, seja o lá o que for.
    Um fala que vai tornar grátis a verificação veicular. Diz que os custos já estariam dentro do IPTU. Verdade? Por que o IPTU contemplaria verificação veicular? Mas, fala e pronto. Quem rebate? Isso não seria um desconhecimento do candidato?
    Outro fala que as ruas do Centro estão piores depois das intervenções da Prefeitura, que nada funcionou, que as pessoas foram tratadas com desumanidades, que o tráfico e o consumo só foram espalhados pelas ruas da Cidade. E pronto. Ninguém contesta, muitos aceitam. Simples. Oras, o tráfico e o consumo sempre foram dispersos pela Cidade toda. Mas, quem defende as ações? Silêncio total. O povo acredita que o tráfico foi só dispersado? Ponto e mudez?
    Olha, onde está a inteligência nesses candidatos? Quem mostrá-la, ou conseguir mostrá-la, vai acabar vencendo.
    A não ser que as “qualis” não captem inteligência em nenhum dos candidatos. Ai, fica muito complicado.

  9. Dereck e como é o candidato?
    É bom para a cidade de Curitiba que ele venha a vencer?
    Pergunto pois desconheço totalmente o candidato e cidade só de visitas a trabalho.

  10. Paulo Victor cê sabe que li outro dia que deu uma desacelerada nisso. A coisa chegou a um tal nível de sobrevalorização que as incorporadores resolveram dar uma banana pro tiozinho da tapera, que pediu bilhões por seu terreno em VMadalena.

    Zona Leste, bem… a Zona Leste tem Itaquera. Aguente (e aproveite!!!) até a Copa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s