Lapa chic

Vocês viram como vai ficar a Lapa ano que vem?

Quer dizer, é o que se promete. Não que eu duvide da palavra da Prefeitura, mas é que o dinheiro aqui é sempre suado e algo pode emperrar no meio do caminho.

Do Estadão (editei):

[…] A obra, que será financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), deve começar no ano que vem.

A ideia da companhia é enterrar a linha férrea e construir na superfície parque e prédios comerciais.

Dois grandes problemas estruturais precisam ser resolvidos na Lapa. Primeiramente, porque há duas estações, uma da Linha 8-Diamante e outra da Linha 7-Rubi, separadas por 500 metros e sem nenhuma integração. Além disso, a linha férrea acabou separando o bairro em duas porções – as chamadas Lapa e Lapa de Baixo -, uma divisão existente desde os tempos do café.

“Pensamos em fazer algo que não só melhore a integração dos trens como também qualifique o bairro”, diz a arquiteta Fernanda Barbara, sócia do escritório Una Arquitetos, responsável pelo plano. “São Paulo não pode mais pensar apenas em projetos de transporte, mas sim em projetos de qualificação urbana.” […]

Pra quem não conhece, o centrão da Lapa é muito influenciado por um conceito antigo: a atração que a linha de trem exerce sobre o pior do que concebemos como popular: baixo comércio, sujeira e abandono. É de espantar que não haja grandes destaques à violência, já que a área é perfeitamente transitável – mas feia que só.

O grafismo acima é um tanto obscuro, mas dá pra perceber (há mais exemplos aqui) que esse monte de prédios à direita é o conjunto habitacional que se situa “do outro lado” da linha férrea, no que se chama “Lapa de Baixo”, uma região um tanto esquecida. Só para localização, se avançamos mais à direita, onde a imagem não alcança, encontramos uma região com muitas indústrias e com urbanização bem bacaninha, do que é exemplo a avenida Ermano Marchetti. E mais além, a marginal Tietê.

Do lado esquerdo, o centrão da Lapa propriamente dito, como o Mercado da Lapa (que não tem hortifruti, só peixes, carnes e embutidos) e sua via principal de comércio, a rua Doze de Outubro, além do pequeno Shopping da Lapa. Esses elementos não estão identificados, mas creio que o Mercado é aquela construção atrás do prédios mudernos, com aquele telhado em curvas.

No nicho da estação Lapa da CPTM, a gestão Marta fez um terminal de ônibus, organizando as milhares de linhas que seguem em direção à Zona Oeste mais distante. Melhorou bastante, mas não adiantou muito.

Se a ideia é ampliar a pracinha a ponto de virar um parque, alvíssaras! Morei bem perto daí quando voltei para São Paulo, e usufruí bastante do comércio do entorno. Minha vida, desde criança, sempre girou em torno das diversas regiões da Lapa, desde as mais bacanas até esse centrão popular.

As melhorias são bem-vindas, mas espero que não tornem a área mais um alvo neoclássico-da-vida, onde tudo fica padronizado no gosto induzido da classe média emergente.

E sem shoppings madrigalescos, por favor.

Anúncios

9 opiniões sobre “Lapa chic”

  1. Acredite, será mais um alvo neo-clássico-da-vida, porque o atuais proprietários tem jeito de que vendem seus imóveis pro primeiro que aparece com uma proposta…

  2. Não sei como anda aí em Sampa mas…

    …por aqui, se a prefeitura faz alguma mínima intervenção urbana para dar uma ajeitada no visual de certo bairro, ato contínuo a especulação imobiliária entra de sola tentando transformar a área em uma nova moda da cidade… e dá-lhe prédios com apartamentos MINÚSCULOS e condomínio altíssimo, fruto de muitas quadras de esportes, piscinas e áreas de lazer que ninguém usa…

  3. São, Maria Eddy. E são à medida que se aproximam da linha do trem. De resto, espero que preservem o comércio de rua e deem um plá no Mercado, que tem tudo, menos hortifruti.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s