Sorvam, petralhas…

CNN divulgou ranking baseado em apurações de www.citymayors.com, MetroRail awards e outras, listando os dez melhores metrôs do mundo. Em sétimo lugar está o metrô de São Paulo:

Viste? No meu inglês capenga, “o melhor das Américas. […] Conhecido mundialmente por sua capacidade, estabilidade, segurança, rapidez, limpeza, acessibilidade.” E o mais bacana, a meu ver: a capacidade de equilibrar o fluxo de mais de três milhões de passageiros diariamente. De quebra, elogia os homens de preto.

Qualquer analista sério está cansado de saber que é muita gente, porque São Paulo recebe muita gente e não tem culpa disso. E o fato de ser muita gente contou positivamente na avaliação, coisa que petralha não entende nem a pau.

Reprodução desenfreada na cidade? Não. É a migração que continua, nesse país sem oportunidades. São as cidades à volta da cidade, que não investem em si mesmas porque estão escoradas na capital. É a desigualdade brasileira. São muitos os fatores que fazem do Metrô de São Paulo um milagre diário.

Anúncios

12 opiniões sobre “Sorvam, petralhas…”

  1. Não querem é entender. Insistem na tese furada do corredor de ônibus como alternativa viável ao metrô. Ora, o criador do corredor de ônibus em Curitiba admitiu mais de uma vez que foi a solução possível na época pois não havia nem como sonhar com a grana para construir o metrô…
    Com o número de pessoas a serem transportadas só mesmo com o metrô, que só para na estação e não é sujeito aos humores do trânsito. São Paulo precisa muito mais linhas e mais umas duas centenas de kms de trilhos. O governo estadual deveria divulgar muito o fato de não vir um centavo – tirando empréstimos pagos à juros – do governo federal. Deixar bem claro quem boicota a construção do metrô.

  2. Né? E, insisto, a estratégia não vai dar certo. Paulistano está de saco cheio de se pendurar duas horas em ônibus como único meio de locomoção. Pior , sabe que mora longe e que o Metrô é o menos pior no miserê diário.

  3. E mais: pelas características de Sampa, não há condições de fazer uma canaleta exclusiva aos ônibus com “duas mãos”como em Curitiba, onde TODAS AS LINHAS são integradas com passagem única a partir de terminais. Sairia mais caro do que o prolongamento das linhas de metrô já existentes. Só em desapropriações…

  4. Eles entendem sim.
    E sabem que incentivando a compra de carros, baixando juros e fornecendo crédito de longo prazo, a situação tenderá a piorar.
    As autoridades deveriam desinterditar o debate sobre o automóvel e as migrações.
    Já foi falado que a única coisa do governo federal no Metrô, são avais de empréstimos internacionais. Coisa protocolar e quem paga são ps contribuintes paulistas e paulistanos.
    E a boa gestão fiscal que permite investimentos em tais obras e meios.
    O resto é balela dessa turma.

  5. Pois é, rapá! Será que em algum país civilizado o Governo Central deixa de aplicar verbas infraestruturais numa cidade só porque ela é gerenciada pela oposição?
    Eu não tenho conhecimento. Se alguém souber que o diga.
    Acho que neste tipo de “sacanagem”, o know how é nosso! Hehe!

  6. Pode até ser Luiz Schuwinski.
    Pode até ser que em algum Cantão Austríaco haja reclamações sobre verbas para um ou outro. Ou alguma Província Espanhola reclame de outra sobre repasses e investimentos.
    Mas, não deve ser como aqui.
    Aqui as coisas estão sendo transformadas em terra arrasada.
    Se assumirem, vira tudo uma maravilha no dia seguinte.

  7. Schu, mas nem pensar! Aqui simplesmente não dá. Tem é de ir esburacando tudo pro Metrô e pronto. Isso vem sendo feito desde os 60 e ninguém morreu por ser desapropriado.

    Dawran, mais dia menos dia vão ter de botar pedágio dentro da cidade, apesar da resistência de Kassab e dos tucanos. CERTEZA que seria a primeira coisa que o PT faria aqui.

    Ai, Marcelo… Bem, até a crise bater à nossa porta. A outra disse hoje que o país de 300% de preparo (ou qq. coisa assim) para enfrentar a crise. Isso significa que entraremos na mais gloriosa PENÚRIA dentro em breve.

    Derek, não está cansada, não. Logo agora que o mais divertido começou?

  8. Há diferenças entre SP e Curitiba, que impedem corredores de ônibus.

    Em Curitiba, a cidade foi planejada, ela tem um plano diretor que foi, mais ou menos, durante o tempo, respeitado. Assim, há LARGAS avenidas que cortam a cidade de norte a sul, leste a oeste embora mesmo hoje, elas estejam se tornando estreitas por conta do excesso de veículos.

    Curitiba tem outra característica, o centro da cidade recebe ao dia, ao menos 60% de sua população, de modo que o centro é o polo distribuidor de gente no transporte coletivo. Em SP, não há essa relação, SP tem vários lugares muito apinhados de gente, dificulta montar um sistema eficiente de ônibus, porque isso dependeria de ter corredores (e avenidas largas) por todos os lados, é mais barato fazer metrô que desapropriar a superficie. Por esta razão em Curitiba acontece algo impensável em SP, muitas pessoas acabam indo até o centro antes de irem para outro bairro, porque isso é mais rápido.

    Não tem jeito para SP a não ser investir em metrô… e não tem mais jeito para Curitiba postergar a construção do seu metrô também… é uma característica do adensamento urbano moderno, que é muito concentrado. Quem acha que corredor de ônibus resolve, muda pro interior do estado… se os petistas defendem metrô em Curitiba, não o fazem em SP porque sabem que o metrô aí é obra do PSDB…

  9. Né? Começou com Faria Lima em 1966, se não me engano. Isso porque já na década de 30 se pensava um metrô para SP. Prestes Maia. Foram trocilhões de prefeitos e governadores e partidos que participaram. Menos o PT, é claro, porque Marta tem uma visão torta da cidade. Ela não colaborou em nada, só quer colaborar para o PT. Erundina muito menos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s