República Democrática do Congo

A peãozada banguela e seu lazer primário, escarnecendo Serra por ter chamado o Brasil de “Estados Unidos do Brasil”.

Primeiro que era assim até 1967. Serra tem todo o direito de se trair pela memória. A mudança de nome, no fim da década de 60, foi feita pela Ditadura Militar, apenas pra reforçar o sentido de Federação (e talvez banir o “Estados Unidos”, dãããã). Mas o sentido é o mesmo: alguns estados produtores na danação eterna de sustentar a maioria, pobre de dar arrepio.

Segundo que, numa terra de ignorantes, a forma vale mais que o conteúdo. Ele quis dizer que o Brasil é um conjunto de Estados, o que a União Europeia não é, e talvez esteja aí a chave da crise por lá.

Então, indiferente se se chama Estados Unidos do Brasil, República Federativa ou República Democrática do Raio que o Parta.

Difícil de entender? Pois é. Então que nos apeguemos às viadagens, imprensa incluída.

Botei a entrevista para que se preste atenção no que ele disse como um todo. Isso é o importante. O resto é banguelice.

(O frame está horroroso, mas não sei mudar isso).

Anúncios

5 opiniões sobre “República Democrática do Congo”

  1. Oras, bolas. O pessoal está armando um furdunço sem eira nem beira. Hoje, 04/03/2012, na FSP, mundo, pg. A16, como vários outros estudiosos de relações internacionais, o presidente do Council on Foreign Relations, elogia as excelentes relações entre Brasil e EUA. Aliás como sempre foi e nunca deixou de ser. Nem deixará, apesar de esgares. Além do que vários “think tanks” mundo afora atestam a mesma coisa. Assim, se alguma criança deixou derrubar o sorvete, em passeio no parque, o culpado será o de sempre. É muito para a cabeça. Enquanto o candidato a prefeito do governo federal em São Paulo não deixar de ser traço, será assim.

  2. Estão tentando, mas não rola… Acho justos os símbolos nacionais. Pensava nisso há alguns dias, quando José me veio com alguns hinos que passou a cantar na escola.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s