Trem não foi feito pra humilhar ninguém

Romário deu entrevista ao Datena hoje e falou merda mais uma vez. Se você tiver paciência, ouça aqui. A partir dos 4 min 20, volta a demonstrar “preocupação com a mobilidade urbana” em geral, e, obviamente, só cita nominalmente São Paulo e o Itaquerão. Não faz ideia de como o torcedor chegará lá.

Vai de TREM, amigo! TREM! Enfia isso na sua cabeça!

Já falei sobre isso aqui. Acabei relendo o que escrevi em dezembro passado. Por coincidência ou fado, toda vez que Romário acha de avacalhar a mobilidade urbana em São Paulo acaba criando um padrão: é sempre no dia em que estoura alguma coisa nos trens do Rio – seu avatar, seu paradigma, seu norte, seu mundo conhecido.

As cenas de selvageria (principalmente dos agentes públicos) de hoje no Sampaio, RJ, foram revoltantes. Resumindo, e em bom português, quem conhece sabe: os trens do Rio são uma porcaria. Sempre foram. E duvido muito que isso mude. Porque no Rio, subúrbio não conta para o Poder Público.

Pode ser na abertura da Copa Romário se despenque pra ZL enfiado num Aston-Martin. Mas as pessoas comuns, turistas ou não, estrangeiros ou brasileiros, chegarão lá de trem.

De trem. Trem normal.

Sem mais,

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15 opiniões sobre “Trem não foi feito pra humilhar ninguém”

  1. Pode-se ir ao Itaquerão de trem CPTM ou de metrô. Se vier de Cumbica, segue pela Ayrton Senna e Jacu Pêssego. São 22 km e uns 30 minutos de busão expresso ou carro.

    De acordo com o Google mapas, da Luz até o Itaquerão são 25 km em trajeto de automóvel, via Marginal Tietê, e um tempo estimado de 40 minutos [37 km/h].

    O gordo foi de trem e disse que levou exatos 19 minutos para percorrer uns 20 km. Isto é, 1 km/minuto ou 60 km/hora. Como foi na linha normal, acho que teve um tantinho de tempo de parada nas estações. O trem expresso vai ser ainda mais rápido.

    O que fez e contou disse o gordo e o baixinho não fez e nem ouviu:

    Em setembro [2011], o ex-craque Ronaldo visitou o Itaquerão, embarcando para lá na estação de trem da Luz. “Cheguei em apenas dezenove minutos”, elogiou ele. A estratégia dos organizadores é fazer com que a maior parte dos 68.000 espectadores também vá ao futuro estádio por transporte público. A estação Corinthians-Itaquera, bem em frente à futura arena (dá para ver a obra pela janela do vagão), é servida tanto pelo Metrô quanto pela CPTM.

    Além de oferecer conforto semelhante ao do metrô, com ar-condicionado e a mesma estrutura de bancos, a rede da CPTM proporciona um trajeto muito mais rápido [porque o metrô pára em mais estações do que o trem, além de ter de baldear na Sé, se vier da Luz]

    Nos dias de jogo, a ideia é fazer um “Expresso da Copa” direto da Luz a Itaquera.

    Fonte: “O teste do trem e do metrô até o Itaquerão” [Veja SP]

    Segundo Fábio Lepique, assessor de Alckmin, a intenção do governo é que 80% do público utilize transporte público para chegar a Itaquerão nos dias de jogos da Copa.

    Para tanto, as estações de trem e metrô, a 500 metros da arena, devem ser preparadas para receber e escoar até 100 mil passageiros por hora.

    O governo também pretende inaugurar a chamada linha “Expresso da Copa”, com trens ligando as estações Luz (centro) e Itaquera, distantes cerca de 20 km.

    Para completar o leque de opções, o governo paulista também prevê a integração dos terminais de ônibus com os terminais metroferroviários, além da ampliação da estrutura viária para que ônibus biarticulados possam circular.

    A Fifa anunciou na semana passada que o Itaquerão sediará a abertura da Copa de 2014 e outras cinco partidas da competição. O estádio deve ser inaugurado em dezembro de 2013.

    Fonte: “Assessor de Alckmin vaza imagens do entorno do Itaquerão”
    Perspectiva [imagem do Itaquerão feita pela Masterplan ] mostra acessos ao novo estádio e localização das tendas de hospitalidade da Fifa [na reportagem, além desta imagem, há link para outras. Procurar no Google: “Três novas imagens do Itaquerão (set/2011). Imagens divulgadas pelos autores do projeto da Arena Corinthians durante entrevista em setembro de 2011”]

    O que certamente precisaria ser melhorado é a logística de venda de bilhetes. Para isso, acho que não é impossível utilizar a rede de serviços e comércio de SP como pontos de venda. Por exemplo, bilhetes com validade para os dias da copa poderiam ser comprados em lojas, bares, restaurantes, bancas de jornais etc. Ou alguém imagina que pontos de venda e recarga somente nas estações vão dar conta do recado?

    Ótimo para quem irá. Eu não irei. Verei os jogos pela televisão, certamente alguns nas casas de amigos que têm aquelas televisões cinematográficas/3D.

    Lets, é sorte o Periquito ainda ser tão pequeno, né? Mas, e o papai, vovô do Periquito?

  2. Periquito por enquanto mora em ooooutra galáxia. O pai dele não liga, mas vê. O avô dele não troca a TV por nada. A mãe e a tia também não. O tio e os primos (homens feitos), muito menos. E por aí vai. Serão pelo menos dez almas a menos no trem. Mas se quisessem ir, iriam.

    O Itaquerão tem uma capacidade X, que impera na venda de ingressos. Acabou ingresso, praticamente acabou passageiro naquele período antes/depois do jogo, seja final de semana ou não.
    O trem passa com uma frequência acima de qualquer outra cidade brasileira. Como você bem explicitou, 100 mil criaturas por hora, e a capacidade do estádio, 68 mil. Isso tudo está sendo calculado pela Prefeitura, estado e órgãos competentes, desde já. Se houver necessidade de desovar os comuns ANTES do horário, pode ter certeza que as empresas o farão. Mas nada de suspender o trânsito na cidade, como queria a outra.

    Se não há interesse da cidade em fazer metrô aeroporto-estádio, pode ter certeza que ela não existirá. Assim como não há no Autódromo. Esse negócio de legado-tranqueira é para os fracos. Negócio de melhorar a cidade só na base de evento também.

    Romário tem outras coisas com que se preocupar. Eu sei que não dá ibope reclamar de coisa sem solução. Eu sei que ele ganharia pontos exigindo coisas que sabe que vão sair. Mas seria melhor para o povo que o elegeu saber que seu representante olha pelos seus, seja no próprio cargo seja em comissões não sei de quê.

  3. Olha, até que o ex-jogador não saiba andar em São Paulo, perfeito. E ótimo. Menos um que viria falar do que não entende andando pela Cidade. Mas, se viesse, poderia utilizar qual meio desejasse, sem ter de pagar pedágio a meliantes. Já para a politicamente correta mobilidade urbana, ele poderia fazer melhor ficando lá perto das praias mesmo. E por lá, pegar carona num tanque do Exército, colocar uma armadura medieval, renunciar ao mandato de deputado, ficar em casa vendo TV. Enfim, poderia fazer muita coisa mais produtiva. Menos querer promoção falando mal de São Paulo.

  4. Se em SP 25 km levam 25 e 30 minutos, beleza!

    Moro em Rio Branco do Sul, distante 30 km de Curitiba. Se for de ônibus, com menos de 50 minutos não chego lá. Assim, o sistema em SP é melhor que o da cidade sorriso, cujo sistema é dito como o melhor do país, se bem que se diga que o sistema metropolitano não é o mesmo da prefeitura, embora se diga integrado.

  5. Em São Paulo também o sistema de trens metropolitanos é administrado pelo Estado. E integra-se como Metrô, também do Estado, com participação de aportes financeiros da Prefeitura. Ambos integram-se entre si e com o sistema de ônibus urbanos, estes da Prefeitura. Em algumas estações dá para pegar ônibus intermunicipais da RMSP, parece que serão integrados, se já não estiverem, com o cartão BOM, bilhete único: Metrô, Trem, Ônibus Urbano, Ônibus Intermunicipal.

  6. Isso, Lets!

    A capacidade do estádio, 68 mil almas. Mesmo na hipótese impossível de cada uma delas levar consigo a tira-colo mais outras duas até o Itaquerão , a conta fecharia em 204 mil. O que esse fluxo significa para o sistema de transporte em SP não chega a fazer cócegas.

    Metrô Corinthinas_Itaquera

    Localização: Av. Projetada, 1900

    Características:

    Estação elevada com duas plataformas centrais sobre o piso de distribuição e bloqueios, estrutura em concreto aparente e cobertura espacial metálica treliçada. Possui acesso para pessoas portadoras de deficiência e integração com a Ferrovia (CPTM), Terminal de Ônibus Urbano, Poupatempo e estacionamentos.

    Capacidade: 60.000 passageiros/hora/pico

    Área Construída: 30.435 m2

    CPTM informa em notícia de 30/08/2010:

    COMPLEXO DE ITAQUERA TERÁ INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE DE MASSA PARA COPA
    As obras para o novo estádio do Corinthians, em Itaquera, só devem começar em 2011. No entanto, o aumento da capacidade e a modernização da infraestrutura existente do transporte de massa [Metrô e CPTM], viabilizados pelo Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, já estão em andamento e demonstram os primeiros resultados.

    O local onde será construído o novo estádio paulista é servido por duas estações de grande porte [Corinthians-Itaquera do Metrô e CPTM], de duas linhas sobre trilhos de alta capacidade: a Linha 3-Vermelha do Metrô, que liga as regiões leste e oeste da cidade, e o Expresso Leste/Linha 11-Coral, da CPTM, conectando o centro à zona leste da capital e da Região Metropolitana.

    Com os investimentos na compra de trens e modernização dos sistemas existentes, a capacidade conjunta de ambas as linhas será suficiente para transportar a lotação completa do estádio, estimada em 68 mil pessoas, em apenas 50 minutos.

    Nessas linhas, Metrô e CPTM também estão implantando um novo sistema de sinalização e controle de tráfego, o CBTC, que contempla o que há de mais moderno no mundo nesse setor. A tecnologia permite o controle da distância, velocidade e quantidade de freios a serem aplicados a cada trem para que se obtenha o máximo de desempenho operacional e o menor intervalo entre trens em operação com total segurança.

    Com o incremento da frota e a conclusão do CBTC, previstos para 2011, os trens da Linha 3-Vermelha do Metrô, por exemplo, poderão circular a cada 82 segundos no pico, a maior freqüência entre os metrôs em todo o mundo, permitindo aumentar em cerca de 30% sua capacidade de transporte. Já no Expresso Leste da CPTM, onde o tempo de espera no horário de pico já foi reduzido de 7 para 5 minutos nos últimos 3 anos, será possível operar com até 180 segundos de intervalo.

    Para atender ao incremento da demanda de energia, a CPTM executa a construção da nova subestação elétrica de Guaianazes, além da reforma e modernização da unidade existente de Calmon Viana. Já o Metrô executa a modernização do sistema de fornecimento e captação de energia de tração para a Linha 3-Vermelha. Além disso, a CPTM realiza obras de modernização das vias e da rede aérea de alimentação elétrica dos trens da Linha 11-Coral, bem como a reconstrução das estações Suzano, Calmon Viana e Ferraz de Vasconcelos.

    Por último, CPTM notícias: EVENTO – 07/11/2011 18:18

    ROMÁRIO E PARLAMENTARES QUE INTEGRAM COMITIVA DA COPA VIAJAM NO EXPRESSO LESTE DA CPTM
    A CPTM recebeu, na tarde desta segunda-feira [7], a visita dos parlamentares que integram a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados. O evento faz parte do Fórum Legislativo nas Cidades-Sedes da Copa do Mundo de Futebol no Brasil.

    A comitiva embarcou na Estação da Luz e seguiu viagem pelo Expresso Leste [Linha 11-Coral] até a estação Corinthians-Itaquera. Entre os membros da comissão, o destaque foi Romário, ex-jogador e deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, que após a viagem foi calorosamente recebido pelos usuários, tirou fotos e conversou com todos que se aproximavam dele.

    Tem até foto do nanico confortavelmente sentado em um dos bancos do trem.

  7. A Canalha adora falar mal de SP, querem o “Puder” a todo custo, mas não dá. SP é SP e mordam a lingua para falar deste estado. Aqui as coisa funcionam e parafraseando François Andriex no conto “O Moleiro de Sans-Souci”. Ainda existem juizes em São Paulo.

  8. No trajeto de sete quilometros do Ipiranga até São Caetano, levo em média sete minutos de trem. Isso em horário de pico, pois a estrutura dos trens da CPTM já está próxima a do metrô. Menos de cinco minutos de intervalo em horário de pico, ar condicionado e vagões bem limpinhos. Chegando próximo a copa, creio que as coisas melhorem ainda mais. O Romário sempre foi um grande babaca.

  9. Aqui em Curitiba prometeram metrô para a Copa.

    Depois, disseram que metrô, só para depois de 2015, se inaugurarem metrô. ele vai ligar o Shopping Curitiba à Arena da Baixada, que deve dar a fantástica distância de uns 650 metros!!!

    No RJ, farão apenas o Maracanã e nada mais, não vai ter uma linha de ônibus adicional para a Copa, NADA, NECAS DE PITIBIRIBA!!!

    Se em São Paulo vão melhorar os trens em direção a Itaquera, tanto melhor, ao menos aí, a copa deixará o que os políticos imbecis do país batizaram de “legado” da Copa!!!

  10. Dawran, “… sem ter de pagar pedágio a meliantes”, huá huá huá huá!!!!!!!! Custa só 2,90. Ou melhor, 3 reais, já que vai subir…

    Fábio, outro dia embarquei gloriosa para Vila Prudente, um lugar que se não fosse o metrô jamais conheceria. Meia hora. Meia hora no ar-cond. e na limpeza. Acho justo, acho normal e acho digno.

    Paulo, realmente admiro sua capacidade como historiador. O detalhe. Além de ter a paciência de provar por A + B que transporte não será problema, prova também que Romário viu o que quis, com os olhos vendados do bairrismo e da politiquice.

    Não é, Libertário? Eu às vezes me ponho no lugar de pessoas “de fora” em não entendem como pode uma cidade funcionar com método, diariamente, com disciplina, com rotina. Se o padrãozão brasileiro é inaugurar-e-largar… (lembro, nessa hora, dos mamógrafos. Não adianta dinheiro, não comprar mamógrafos para todo o país. Tem de ter gente especializada para a manutenção: MÉDICOS e FÍSICOS. Daí é que a cobra fuma).

    Olha, Cláudio, as composições mais antigas circulam na Linha 2, e as mais novas foram distribuídas plas demais (justamente, a meu ver). E a tendência é em breve eliminar as antigas; e Metrô e CTPM se igualarem na técnica, na operacionalidade e no conforto. Serão uma só rede.

    Agora, vocês imaginem o TROÇO que é operar todo dia com menos de um minuto de intervalo. Não é bolinho, não. Por isso acho injusto à beça quando acontece um imprevisto e povinho reclama “nhénhénhé, levo 40 minutos e ontem levou 1 hora, esse metrô é uma porcaria, nhénhénhé…”. Vai ver a edificação onde o sujeito mora…

    (ex.: outro dia, um ser se enfiou pela via não sei em que estação da Linha Vermelha; Atravancou todo o sistema e devia pagar multa pesada por isso).

  11. Leticia, se dependesse do ex-jogador ocorreria a data 13/13/13 em São Paulo. Só para ter confirmadas as profecias dele. Será melhor ele ficar na casa dele mesmo. Já que está reclamando que vai até Brasília e não tem o que fazer, poderia aproveitar os jogos da Copa e mudar para a Capital do País, onde deveria trabalhar, por suposto. Ausência que não seria notada nem em Itaquera e nem em lugar algum. Só lembram dele quando alguém o vê. É disso que se trata.

  12. Por óbvio, estes dias recentes o Governador explicou, no rádio, didaticamente, sobre a demanda que aumenta para o Metrô e para os trens. Ele explicou calma e pausadamente que, quando uma nova estação é colocada em funcionamento, pessoas que percebem a economia de trajeto, acorrem a ela. Só que fazendo isso, economizam tempo de viagem, pois os trens estão mais rápidos e a capacidade de vazão das estações aumentou, mesmo com o aumento da demanda. Só faltou explicar que Metrô é feito para transportar pessoas. E que em estações, logicamente, serão encontradas pessoas que demandam transporte.

  13. Quem disse: “Pelé deveria por um sapato na boca para não falar besteira”.
    Partindo deste princípio, Romário colocaria suas quatro ferraduras, onde?
    Ora, por que não te calas…

  14. Exato, Dawran. E essa história de, da noite pro dia, twittar indignação com Brasília é coisa de candidato. Coitadinho do Rio de Janeiro…

    Né, Schu? É a velha história: criatura vende disco e já passa a entender de tudo.

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