Um salve…

… pro Romário, que havia apontado a mobilidade urbana em São Paulo como um problemão. Em novembro passado, soltou essa pérola (grifo meu):

Segundo [Romário], São Paulo tem o desafio de resolver os problemas das malhas viárias da cidade porque já não comportam o fluxo diário de carros, e as alternativas apresentadas para a Copa são incipientes.

Isso porque trem e metrô são apontados como os principais veículos de acesso à arena. “Estamos falando de uma Copa do Mundo e não de um Campeonato Paulista, não de um Campeonato Brasileiro. Em média, 60% das pessoas que participam de uma Copa são estrangeiros e a maioria delas não usarão nem trem, nem metrô. Os turistas que tiverem que pegar táxi e ônibus executivo e não saírem com muita antecedência terão dificuldades para chegar à arena”, avalia. (íntegra)

Ahã… Na cabecinha do cara os gringos não andam de trem porque, afinal, trem é coidipobre. Trem é coisa de “campeonato paulista”

Se o parâmetro romarístico do que vem a ser um sistema de trens se baseia no episódio de ontem no Rio, a coisa complica mesmo.

Abaixo, algo sobre o padrão do metrô paulistano. A não ser por alguns detalhes de evolução técnica ao longo dos anos, existe um padrão único que serve a ricos e pobres, ao centro e à periferia, com pontualidade, conforto, rapidez e limpeza:

Achou muito antisséptico?

Eu também (310 milhões de passareiros!), embora não seja mentiroso. Pena que não achei nada em hora do rush normal. Encontrei este outro, bem espontâneo, de um rapaz corinthiano, mostrando que o cotidiano não está tão longe assim do vídeo anterior e evidenciando a proximidade do Itaquerão com o sistema metrô-trem:

Então, ó, Romario… Romariôôôôôô!!!

Fica você com seu ideal de mobilidade “para estrangeiros” que a gente fica com nosso conceito de mobilidade pra seres humanos.

Anúncios

11 opiniões sobre “Um salve…”

  1. Deve ser por opiniões como as do ex-jogador, que já tem até premier francês querendo ter “a liderança da presidente do Brasil para a Europa”…Este deve saber o que pode piorar, juntamente com a lição sobre “mobilidade” do hoje deputado badalado. Impressionante.

  2. “Foi o Eurico Miranda que me colocou no partido. E ele me disse que eu posso
    ser deputado.” [ Romário ]

    “O Pelé calado é um poeta. Dentro de campo, ele foi o nosso pai. Fora dele, tem
    de colocar um sapato na boca.”

    “Esse é o horário que costumo chegar em casa para dormir.”
    8h30. [ Romário ]

    “O melhor que eu posso fazer é gol. A partir do momento em que eu fizer mais
    que o adversário, vamos ganhar.” [ Romário ]

    “”Casamento começa em motel e termina em pensão.” [ Romário

    Ora, Romário! Por que não te calas? Fala Sério!!!

  3. O metrô de São Paulo é considerado um dos melhores do mundo.

    O problema é que é pequeno, não atende as necessidades da cidade.

    Mas em termos de serviço, bate muito metrô de cidade chique do exterior.

    Agora, o Romário fazia um bom trabalho mas na sexta, entregou-se ao charme do Ronalducho e seu comparsa Ricardo Teixeira… pôs panos quentes sobre essa absurdo da Copa.

  4. Fabio, o Romário é um pitaqueiro. Fala sobre o que não conhece, é vaidoso e inconsequente. É um Zina, como disse o Schu, só que articulado.

    Iolita, dor de cotovelo é, sem dúvida. Mas eu duvido que Romário tenha a mais pálida noção de como funciona o transporte aqui. Tomou a coisa pelos seus parâmetros e pagou mico.

    Dawran, não se fie por tais declarações. É o velho hábito de bajular pra conseguir alguma coisa.

  5. Leticia, por isso “…sabe o que pode piorar…”.
    E nada como inflar egos para ganhar mercados., não é?
    O francês não vendeu os aviões? Bem, há quinquilharias de montão lá fora para vender aqui dentro aos preços inflacionados de sempre.
    Quem sabe umas pipas?

  6. Amigos,
    Antecipando, a todos um Feliz Natal!!!
    Pode ser que não seja possível entrar na rede um certo tempo, viagens, aqueles zunzunzuns de sempre e tal…bom antecipar os cumprimentos.

    À blogueira que teve enorme paciência em administrar um espaço livre para todos.
    Parabéns e mantenha assim!!!
    Obrigado.

  7. Exatamente, Dawran. Letícia tem tocado este espaço democrático com a inteligência e a perspicácia tão próprias dela.
    Enfrentando a aridez e algumas vezes a baixaria de outros blogs, é aqui neste oásis cultural que recarregamos nossas baterias para voltarmos à luta diária com mais disposição.

    Seguindo o exemplo do amigo, desde já deixo registrado meus sinceros votos de um Natal pleno de harmonia e muita confraternização familiar a todos os participantes deste blog.

  8. Opa!

    Feliz Natal para todos, se “não nos falarmos” até lá.

    E para a Letícia, o cumprimento por fazer desta blog um espaço tão agradável e de tanta classe e inteligência, mesmo quando a gente discorda, o que não é raro!

  9. Meninos, mais adiante vai minha mensagem de Natal. Fico em SP, como sempre: de feriado eu fujo, já que trabalhar em casa me dá esse privilégio.

    Mas pra quem vai viajar e ficar longe da rotina internetística por esses dias, já deixo aqui meu abraço e votos de um ótimo Natal, cheio de paz e harmonia, e um 2011 de saúde, sucesso milicoisas boas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s