Você conhece a Sutaco?

A Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas  Comunidades) é uma autarquia estadual que recruta artesãos e reúne em lojas o melhor da expressão artesanal paulista.

Funciona assim: após avaliação, o artesão é cadastrado e passa a ter direito a nota  fiscal eletrônica, cursos de  qualificação e requalificação (como aluno ou professor), divulgação, apoio nas vendas,  acesso ao microcrédito via Banco do Povo e orientação técnica e jurídica.

Legal, não? Há vários pontos de venda pelo estado, e na capital os endereços são (apenas) dois:

1) Rua XV de  Novembro, 318, junto à loja da Imprensa Oficial.

2) Metrô Vila Madalena, no saguão dos bloqueios.

Estive na lojinha do Metrô e acabei comprando uma carteira de couro bem bonitinha. Os produtos são bacanas e têm preços bem acessíveis.

Além de boa alternativa para presentes, é oportunidade para muitos artesãos talentosos, mas que têm nas vendas seu “nó”.

A Sutaco existe desde 1970!!!, mas – sejamos justos – só ouvi falar dela depois que Soninha Francine assumiu a superintendência. Sem proselitismo, muito pelo contrário! Se ela desenvolve um bom trabalho lá, não há motivo para abandoná-lo para se candidatar à Prefeitura, não é mesmo?

O portal da Sutaco está aqui.

  • Foto extraída do site da Sutaco.  Produtos lindíssimos, mas é jogo duro extrair uma foto de lá, viu? Ôô!!
  • Anúncios

10 comentários em “Você conhece a Sutaco?”

  1. …pior que eu conheço, sim. De “ouvir” falar.

    Explico, pra não pagar de ‘Garoto Sabetudo”. Durante vários anos trabalhei CENTENAS de textos de revistas de artesanato. No serviço, aparecia aquela lista de ‘endereços úteis’ para a comunidade artesã e a SUTACO sempre lá. Nunca imaginei que fosse dos anos 70. Todo dia aprendo uma nova.

  2. Aaah, não lembra! Sempre havia alguma coisa no ‘modo de fazer’ que não estava listado no ‘material’ e vice-versa. Acho que vou para o céu. Os mais complicados eram os textos sobre bordados.

    Por algum motivo misterioso e perverso, gente que escreve essas revistas é incapaz de escrever na ordem direta: ‘Pegue o pincel pela extremidade’, por ex. mas nem pensar!

    Daí: Pegue pela extremidade o pincel; Risque com a caneta o papel, Leve para o fogo a mistura, Corte com a tesoura o papel. Karaka, é um vício FDP! Falar, jamais falam assim, mas somente escrevem dessa forma.

  3. Nunca fiz de artesanato, mas… Nem fala! E receita culinária?

    “Misture tudo e leve a panela ao fogo” (pra quem não é do métier, a gente tem de ser didático com livro de culinária de madame, porque ela é capaz de pegar tudo numa mão e, com a outra, botar a panela vazia no fogo).

    Isso quando dá pra arrumar… E quando as quantidades não batem? E quando o ingrediente não entra no modo de preparo? Quando é óbvio a gente arruma, mas e quando é alta culinária, um oráculo sob a batuta de uma criatura chiliquenta?

    É muito inglório, viu…

  4. Conheci a Sutaco quando fui integrante voluntária do Fundo Social de Solidariedade de Itararé no sul do Estado( na gestão do governoFranco Montoro),existia no município um bairro chamado Bonsucesso com um tipo de argila especial, e quase todos os moradores eram artesões criando peças maravilhosas . Como o tal bairro era mais perto da cidade de Apiai, havia uma rixa entre as prefeituras, cada qual brigando pelos artigos para enviar para a Sutaco. Espero que o bairro tenha decidido para qual municipio iria pertencer ou então se emancipou . Os deputados da região estavam discutindo tais hipóteses. Ha muitos anos não tenho noticias de Itararé. Realmente Leticia a Sutaco expõeum artesanato muito bonito!

  5. Iolita, pra você ver… Não conhecia esse trabalho todo. Eu eu sou desinformada, ou a Soninha fez um bom trabalho de divulgação mesmo.

    Dá pra ver um mapa de atuação no site da Sutaco. Pelo jeito, Itararé venceu a rixa.

  6. Leticia, coloquei o endereço em compartilhamentos na rede e via e-mail para amigos, colegas, conhecidos e quem mais goste do negócio mas nunca teve coragem de perguntar e procurar. Dei uma olhada lá e realmente vale a pena divulgar.
    Quanto á moça coordenadora, deveria para dessas de candidaturas. Ela parece melhor assim, movimentando, divulgando, trabalhando. Tem empatia, atrai uma geração toda e parece gostar do que faz e como faz. É muito patrulhada, porém, parece que segura bem o tranco. E olha, toma trancos homéricos.

  7. Nada contra a Soninha, só acho que ele precisa pegar mais experiência. Mas, cê viu, ela tem 10% de intenção de voto e nem foi citada no Datafolha… Se for o que sobrar, tamos aí.

  8. Leticia, a moça tem carisma, sim. Se a bagunça que fazem até agora deixarem sobrar apenas ela com viabilidade, não terá outro jeito mesmo. Só acho que ela deveria sair fora bem antes. O mesmo deveria fazer Serra. Se isso ocorrer, o pessoal terá de correr e mostrar quem, efetivamente, é quem nessa bagunça. Os demais podem disputar as prévias em seus partidos e optar pelo que fazer.
    Senão, o “cercadinho” fecha-se e ai não terá jeito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s